quarta-feira, 22 de agosto de 2007

David Remnick lança livro

O jornalista David Remnick editor-chefe da “New Yorker”, lançou o livro “Dentro da Floresta” que sai agora no Brasil, pela coleção Jornalismo Literário. O livro traz a reunião de seus melhores textos jornalísticos, o livro traz 23 artigos de Remnick publicados na New Yorker entre 1994 e 2006 o mais recente narra a eleição palestina, vencida pelo Hamas. Os perfis são variados escritores Philip Roth e Don DeLillo, políticos, como o premiê inglês Tony Blair e o presidente russo Vladimir Putin, e lutadores de boxe, como Mike Tyson.
Na entrevista de Remnick à Folha ele fala sobre o especialista, ele diz que gosta de pular de política a esportes, David acha que para os jornais é ótimo que jornalistas se dediquem inteiramente aos assuntos, ainda falou que isso não é para ele. Segundo ele os perfis foram escolhidos por serem os melhores que ele escreveu “Foram as melhores coisas que escrevi nos últimos anos” disse Remnick.
Um bom perfil antes de mais nada, ele não pode ser um pequena biografia. Não deve ter o compromisso de contar tudo, mas tem de ter vida, oferecer um olhar sobre uma pessoa num momento especifico do tempo Remnick acha que tudo isso deve conter em um bom perfil. Segundo David não acha que um perfil deva ter de alcançar um conhecimento psicológico de seu assunto. Ele acumula detalhes para então formar um retrato,senão é como escrever com uma tinta invisível.
Na redação da revista New Yorker tem o dever de refletir o mundo em toda a sua glória ou agonia política. Por isso tantos textos sobre o Oriente Médio, o Sul da Ásia. O estilo da New Yorker é um jornalismo literário. Sobre um possível tema de uma reportagem sobre o Brasil, Remnick falou sobre a política brasileira que está interessando muito a ele.

Nenhum comentário: